sexta-feira, 23 de março de 2007

TRANSMISSÃO DE DADOS

Existem dois tipos de transmissão de dados, que são:
Comutação de circuitos – possui um único caminho de envio de informação, tornando-a mais confiável porem menos eficiente, pois ocorrem desperdícios de recursos, que ficam ociosos quando não há a transferência de dados. Se caracteriza pela utilização permanente destes recursos durante a transmissão.
Comutação por pacotes – a mais usada em redes como a Internet. A informação é transmitida por vários caminhos. Os recursos são melhores utilizados e a transmissão é mais simples, porem menos previsível e confiável.

5 comentários:

Laíz Teixeira Pontes disse...

Sem dúvidas, as redes fazem parte do nosso dia-a-dia. Em casa, no trabalho ou na faculdade elas sempre estão presentes, facilitando nossas vidas através da troca e compartilhamento de informações e recursos.
Levando isso em consideração, quais são os tipos de redes e os tipos de transmissão usados e quando cada tipo estes deve ser utilizado para melhor atender as necessidades do usuário?

Nádia Sousa disse...

Bom Leo, umas das maiores vantagens em se organizar o fluxo da informação dentro de uma empresa é a redução de custos em geral, sejam eles financeiros ou não. Economiza-se tempo e dinheiro. Se as informações estão em um bando de dados de rede, por exemplo, os membros da organização podem fazer uso dessas informações acessando de quaquer equipamento da rede sem precisar se deslocar. Sem falar que não é preciso inserir a mesma informação várias vezes em várias bases de dados, se elas são compartilhadas e integradas, basta inserir uma única vez que todos poderam usá-las. A sincronia da atualização tb é mais eficiente. Não haveria o problema, como exemplo, de cada banco de dados dentro da firma ter informações com diferentes atualizações. A padronização também facilita a busca e a consulta, reduzindo o tempo de procura. E é válido lembrar, que reduzir custos pode significar apresentar uma vantagem competitiva.
Então, as implicações da não organização da informação seriam o contrário disso tudo. Ou seja, maiores custos de transação em geral. Demora na inserção de dados e em sua busca e consulta, problemas de sincronia e atualização, problema na integração da informação. Enfim, custos, custos e mais custos!

LEONARDO FADEL disse...

Conforme observamos em sala de aula o banco de dados é uma importante ferramenta para armazenar e organizar as informações de uma empresa. Cite:
-Quais são os passos para criar um banco de dados.
-Quais são as três formas de desenvolvimento do banco de dados.

Renata S. S. Guizzardi disse...

Oi Leo,

Sinto falta de mais informações nos seus resumos... Você pode ser menos econômico com as palavras, ok? Lembre-se sempre de dizer a sua opinião e fazer reflexões sobre os temas estudados.

Um abraço,
Renata

LEONARDO disse...

Então Laiz ai vai a resposta:

A rede de computadores possibilita a empresa constituir um banco de dados e com isto reduzir o custo de informação e a assimetria informacional, já que este banco de dados permite que cada usuário acesse a informação que lhe é mais útil.
São classificadas como: LANs (redes locais), MANs (redes metropolitanas) e WANs (rede geograficamente distribuída ou remota), intranet e extranet.